sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A Paixão tem prazo de validade?


Dizem que a paixão é um vício, como uma droga, já que a pessoa se torna dependente daquele sentimento. Tanto isso é verdade que quando há uma briga ou uma separação, a pessoa sente uma espécie de síndrome de abstinência, ou seja, ela sente uma dor profunda, uma falta muito grande do outro, um desejo enorme de que o tempo passe o mais rapidamente possível para voltar a encontrar a pessoa amada.   
Estudos mostram que no início do relacionamento e no auge da paixão, as alterações químicas são tão intensas que o organismo não aguentaria tanta descarga de energia por muito tempo. Ou seja, o cérebro não consegue manter o turbilhão de emoções, de hormônios durante muito tempo, por isso a paixão tem prazo de validade. No entanto, ainda não há um consenso sobre quanto tempo dura uma paixão. Estudos mostram que ela dura entre 18 e 30 meses, ou no máximo, quatro anos. Já outros indicam que o estágio da paixão dura de 12 a 48 meses. A média, no entanto, para a paixão seria de dois anos ou menos.
Isso significa que depois desse tempo, tudo se torna mais calmo, ou seja, o sentimento de loucura, de êxtase, de dependência diminui e aquele estágio de paixão incontrolável passa naturalmente, pois o cérebro reduz a produção de substâncias químicas, e tudo fica mais calmo. Aí, a paixão se transforma em algo mais sereno.
Segundo a ciência, há três fases do amor, que são completamente independentes. No início, os hormônios sexuais estão aflorados, e o desejo, a luxúria e a satisfação sexual é o que importa. Ou seja, não há grandes envolvimentos emocionais, é apenas a natureza fazendo o seu papel para a perpetuação da espécie de uma forma prática e clara. 
Na segunda fase, é a vez da paixão, da atração física e sexual e do amor romântico. É quando as substâncias noradrenalina, endorfina, testosterona, estrógeno e progesterona estão mais afloradas. E, por fim, chega-se à fase do amor propriamente dito, ou seja, da construção gradual do vínculo entre duas pessoas que se amam.
Fonte: google
Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: