domingo, 4 de agosto de 2013

Unhas que já foram moda!


A nail art é uma das tendências mais fortes dos últimos tempos, porém o hábito de enfeitar as unhas é mais antigo do que muitos pensam. Os primeiros tipos de nail art já podiam ser vistos nos anos 5000 A.C. Algum tempo depois, cerca de 3000 A.C, os chineses passaram a usar nas unhas uma mistura feita com ovos, tinturas vegetais e outros ingredientes. Pode-se dizer que esse foi o início do que hoje conhecemos como esmaltes para unhas.

Para um efeito mais perfeito, as mulheres precisavam passar a fórmula por horas, às vezes durante toda a noite, para conseguir o tom desejado. Com o passar do tempo esses produtos foram sendo aperfeiçoadas, e novas tendências foram sendo lançadas. O certo é que algumas unhas se tornaram muito populares entre as mulheres e foram perdendo espaço à medida que os anos passavam. Mas de acordo com a profissional Eldima Silva, manicure no Rio de Janeiro, muitas dessas unhas, como a vermelha, por exemplo, ainda é muito pedida pelas clientes.

Manicure meia lua
Os anos 20 foram marcados por uma série de figuras que passaram a fazer parte do imaginário popular, uma das mais conhecidas é a melindrosa. As mulheres que adotavam esse estilo costumavam usar roupas novas e ter uma atitude mais aberta as novidades, e isso refletiu nas unhas, começava assim a popularização da manicure meia lua.
Vermelho vivo
O vermelho já se tornou clássico, mas a febre das unhas vermelhas começou nos anos 30 e se prolongou até os anos 50. Foi nessa época, mas precisamente em 1930, que o dentista Maxwell Lappe inventou as unhas postiças para as pacientes que tinha o hábito de roer a unha. Começava assim a moda das unhas postiças que existem até hoje, porém feitas com materiais diferentes daquelas usadas atualmente.

Unhas em tom pastel
O tom pastel, em especial o marfim, se tornou o preferido das mulheres na década de 60, principalmente por ser o estilo adotado pelas divas do cinema, como as atrizes Farrah Fawcett e Goldie Hawn. Uma curiosidade é que elas costumavam combinar as cores das unhas com os olhos e cabelos, tornando as unhas naturais mais desejadas.

Cores Neon
Apesar de ainda serem usadas por algumas pessoas, os tons em neon eram muito populares na década de 80. Assim como as roupas, a explosão de cores também chegou às unhas. Tudo era válido, como o pink, verde, entre outras.

Esmaltes descascados
Na década de 90 o grunge ganhou espaço nas unhas, logo era comum encontrar pessoas com um estilo mais minimalista. Aqueles que adotaram o estilo costumam usar esmaltes na cor preta descascados propositalmente.

Fonte: Yahoo

Ivanete Knaepkens

Nenhum comentário: